terça-feira, 22 de setembro de 2015

Tratamento de água e doenças!

A água é um fator importante para toda espécie de vida, e com o passar dos anos ela vem sendo ameaçada pela poluição. É interessante saber sobre o processo de potabilização, que se define como um conjunto de tratamentos físicos e químicos que a água destinada ao consumo humano deve passar.
1- Filtração: a água poluída é filtrada para a retirada de partículas grandes de sujeira e facilitar no tratamento posterior.
2- Floculação: a água então recebe duas substâncias: cal hidratada, que é responsável pela correção do pH, e sulfato de alumínio, que faz com que as partículas de sujeira se juntem, formando pequenos coágulos.
3- Decantação: após a floculação a água vai para a decantação, onde ficará parada para que os flocos mais pesados que a água se depositem no fundo.
4- Filtros de Carbono: nesta etapa, a água decantada, ou seja, já sem os flocos, passa por filtros formados por camadas de areia, de carbono e de turfa (material de origem orgânica, que se forma no estágio inicial do processo de transformação natural de restos de vegetais em carvão mineral).
5- Desinfecção: a água chegará neste processo praticamente limpa, mas não livre de microorganismos. Sendo assim, ela receberá o cloro que elimina os germes nocivos à saúde.

Etapas do tratamento de água
A água é essencial na vida do homem, mas ela precisa ser convenientemente tratada, porque a água sem tratamento quando ingerida pode ser responsável pela transmissão de muitas doenças como:
• amebíase;
• giardíase;
• gastroenterite;
• febres tifóide e paratifóide;
• hepatite infecciosa;
• cólera.
Estas são as chamadas doenças de veiculação hídrica. A água também pose estar ligada à transmissão de algumas verminoses como a teníase, a esquistossomose, ascardíase, ancilostomíase e oxiuríase.

Nenhum comentário:

Postar um comentário